top of page

Tenha um planejamento estratégico para os tempos de crise

Há quem pense que um planejamento estratégico para os tempos de crise seja irrelevante e até mesmo inútil. Na realidade, essa prática já salvou inúmeras empresas de falirem, além de ser um grande auxiliador dos gestores.


Diante de tempos conturbados política e economicamente falando, devemos ter em mente que, mesmo nas crises, é possível crescer e enxergar oportunidades de evolução.


Por esse motivo, elaboramos um texto que irá fazer você entender melhor como fazer um bom planejamento diante de situações difíceis, qual a importância dessa atitude e algumas considerações que devem estar presentes no seu plano.


Aproveite e compartilhe este post com um amigo que tem interesse neste assunto e ajude-o a se prevenir das situações de crise.


Boa leitura!

Qual a importância de um bom planejamento estratégico para os tempos de crise?


Vivemos em um país cuja cultura de planejamento é bastante escassa. O brasileiro, em sua maioria, vive confiando na sua habilidade de improvisar, bem como na sua criatividade.


Entretanto, quando comparamos o Brasil com outros países cuja cultura está impregnada de planejamentos. Podemos observar que esses mesmos países saem melhor quando uma crise aparece.


Portanto, logo de início, devemos ter em mente que nosso país e nossa cultura não nos estimula e ensina a planejar. Logo, devemos remar contra essa maré e fazer um esforço para mudarmos essa realidade


Dito isso, podemos afirmar que o planejamento é fundamental para que a corporação seja capaz de vencer o momento de crise e avistar possíveis oportunidades após essa vitória.


Como fazer um bom planejamento estratégico para os momentos de crise


Podemos fazer um bom planejamento estratégico para os momentos de crise seguindo três passos simples. O primeiro deles é:


  • Entender qual é o tamanho do impacto da crise.

É fundamental entender qual é o tamanho da crise que já chegou ou está por vir. Faça uma análise profunda sobre como ela afetará o seu modelo de negócio, como ela poderá mudar o rumo de seu trabalho, etc.


Um passo interessante nessa ocasião é entender como a tecnologia pode te ajudar a sair dessa situação de dificuldade.


  • Ter uma boa equipe de gestão estratégica

A famosa “sala de guerra”, também conhecida como o escritório de gestão estratégica, deve ser ágil e flexível nas suas tomadas de decisão, bem como deve ser capaz de reajustar a rota e revisar as atitudes tomadas sem receio de dar um ou dois passos para trás.

  • Trabalhar as soft skills dos colaboradores

Em tempos de crise, é mais importante ter colaboradores ao redor que mantenham a calma e possuam inteligência emocional do que pessoas que estejam desesperadas, concorda?